quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008











ANDRELÂNDIA E A CENTENÁRIA HISTÓRIA DAS FACÇÕES POLÍTICAS “VEADO E CARANGUEJO”.

RESUMO DA HISTÓRIA :

A história das facções políticas “Veado e Caranguejo” tem seu início com o eminente Antônio Belford Ribeiro de Arantes, o Visconde de Arantes.

Segundo podemos depreender do valioso relato histórico do Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda em sua obra “Aspectos Históricos da Terra de André”, Visconde Arantes foi um grande líder político, inteligente, influente, gozava de muito prestígio, mas foi também, um homem muito enérgico e absoluto.

Estas suas qualidades e “defeitos” o levaram a comandar por muito tempo a política da “Vila Bela do Turvo”, tanto que por um longo período “membros da família Arantes ou pessoas intimamente ligadas a ela ocuparam a presidência da Câmara Municipal da cidade do Turvo. O Visconde de Arantes como chefe da grei, era o comandante absoluto e incontestável do Turvo e contava com a totalidade de seu eleitorado”.

No entanto, no ano de 1887, sete cidadãos, comandado por José Bonifácio de Azevedo resolveram se opor ao absolutismo do Visconde de Arantes, e passaram a ser chamados de “os sete pecados capitais”.

Após uma briga do Visconde de Arantes com o Juiz da Comarca do Turvo e com o Juiz Municipal os ânimos se exaltaram e o espírito de revolta contra o Visconde atingiu o clímax, iniciando uma sistemática oposição política capitaneada por José Bonifácio de Azevedo.

José Bonifácio de Azevedo, “dotado de grande personalidade” e um “homem inteligente, com idéias inovadoras e audaciosas para época, funda o Partido Republicano do Turvo – PRT - e na primeira eleição disputada é derrotado. No entanto, em 1894, após um grande esforço e trabalho do PRT, conseguiram, finalmente, bater nas urnas, o poderoso Visconde.“Este porém, inconformado com a derrota, tomou asilo na Fazenda da Paraíba, juntamente com os maiorais de seu Partido, levando também os arquivos da Câmara Municipal, [aqui se vê o espírito absolutista do Visconde] com o propósito de não dar posse à Câmara recém eleita”, fato que não logrou êxito.

Foi após esta eleição que, provavelmente, surgiram às facções políticas denominadas “Veado e Caranguejo”.

Segundo relato do judicioso historiador Dr. Marcos Paulo de Souza Miranda, com esta derrota um dos maiorais da política do Visconde Arantes teria dito: “Não é possível nossos votos terem diminuído tanto! Andamos para trás! Parecemos Caranguejos!(grifo nosso) Por outro lado, os correligionários do PRT teriam dito: esta vitória foi um verdadeiro “pulo, como dá os veados (grifo nosso), veloz cervídeo, quando está sendo perseguido.

Aqui está um resumo da secular história das facções “Veado E Caranguejo“, que até os dias atuais move mentes e corações dos andrelandenses com uma política, como veremos abaixo, tradicionalmente equilibradíssima.

3 comentários:

Unknown disse...

Odilon.
Ha uma segunda versao para o termo "veados"... O Cel José Bonifacio de Azevedo produzia na época, uma manteiga que se chamava "Manteiga Veado" (que foi a primeira manteiga produzida no Brasil, e hoje em dia ainda é fabricada com o nome de Real. Dai, "partido dos veados"... Mas ninguem sabe ao certo qual é a versao certa... Abraços...Rubinho

Waldir Rueda disse...

Olá. Boa noite.
Encontrei a porpaganda da Manteiga Veado.
http://santosnosdocumentos.blogspot.com/2010/11/manteiga-veado.html
Caso precise pode utilizar a imagem.
Grato
waldir Rueda
Historiador

Waldir Rueda disse...

Olá. Boa noite.
Encontrei a propaganda da Manteiga Veado.
http://santosnosdocumentos.blogspot.com/2010/11/manteiga-veado.html
Caso precise pode utilizar a imagem.
Grato
Waldir Rueda
Historiador